quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Exame de Consciência

Bom dia...

Assumi o compromisso de estar em dia com a "caderneta de poupança" celeste e a grande dificuldade que sempre tive é fazer um exame de consciência que me ajudasse a cumprir este objetivo.

Desta forma registro abaixo algumas questões importantes. Mas você pode criar o seu próprio modelo e este abaixo é apenas uma pista que pretende ser útil.

Lembre-se de fazer uma oração antes e depois....



Senhor Jesus, aqui estou, diante de vós, para Vos pedir a graça de preparar-me bem para a confissão.

Fazei-me lembrar de todos os meus pecados.
Estou arrependido e desejo confessá-los com toda a sinceridade para obter o perdão.
Prometo com a Vossa Graça, ser melhor, daqui por diante.

Um filho deve provar que ama seu Pai.

Amei a Deus sobre todas as coisas?
Esforcei-me para agradá-lo? Falei, diariamente, com Deus? (orações da manhã e da noite)
Pronunciei o nome de Deus com respeito e amor?
Agradeci a Deus os benefícios que me concedeu?

Um filho deseja encontrar-se com seu Pai e comemorar suas festas.

Esforcei-me para participar da Santa Missa aos Domingos e Dias Santos?
Cheguei na hora?
Participo ativamente da missa, rezando e cantando com alegria? Ou fico como mero espectador?
Como me comporto na cada de Deus?

Um bom filho se esforça para conhecer o seu Pai e por atender ao que ele diz.

Dei atenção ao encontro de catequese, às leituras, e explicações da palavra de Deus?
Tenho vergonha de dizer que sou Cristão e de falar de Deus com meus colegas?

Deus quer que amemos e respeitemos os outros: nossos pais, professores, amigos, vizinhos, conhecidos...

Quero bem à minha família, aos meus amigos e professores? Rezo por eles?
Trato com respeito, amor e atenção os meus pais, irmãos e meus colegas?
Sou egoísta, não querendo ajuda-los, ou não emprestando as minhas coisas?
Invento coisas que eles não fizerem?
Desejo mal a alguém?
Sei perdoar?

Não basta evitar o mal aos outros: é necessário desejar e procurar a felicidade deles.

Esforço-me para que todos se sintam bem perto de mim? Sou prestativo, caridoso com todos?
Deixei de ajudar alguém quando podia fazê-lo?
Respeito os pobres, os deficientes e os idosos?
Trato bem os empregados?

Deus quer que cumpramos nossa tarefa na construção de um mundo melhor.

Obedeço a meus pais? Sigo suas orientações?
Aceito conselhos?
Estudo com seriedade?
Procuro corrigir os meus defeitos, procurando não ser egoísta, preguiçoso, injusto, vaidoso, não ser guloso?
Esforço-me para estar sempre bem disposto?
Cuido de minha saúde?
E de meu espírito?
Evito leituras, filmes, programas que possam perturbar minha mente e o meu coração Cristão?
Tenho força de vontade para cumprir as minhas obrigações?
Respeito o meu corpo que é Templo do Espírito Santo?

Até Breve!



Nenhum comentário:

Postar um comentário