quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

O Povo Judeu e as Sagradas Escrituras

O Povo Judeu e as suas Sagradas Escrituras na Bíblia Cristã

Os tempos modernos levaram os cristãos a uma maior tomada de consciência dos vínculos fraternos que os unem ao povo Judeu. 

Com efeito, a Pontifícia Comissão Bíblica (Documento n.8) achou oportuno dar a sua contribuição mediante apresentação de um trabalho, sob a ótica da exegese bíblica, que busca responder a seguinte pergunta:

 “Que relações a Bíblia cristã estabelece entre os cristãos e o povo judeu?

Mas, ao mesmo tempo em que lança a pergunta, a Comissão Bíblica aduz que a resposta para tal pergunta é clara: entre os cristãos e o povo judeu a Bíblia cristã estabelece relações múltiplas e muito estreitas, e isso por duas razões, a saber:

a)    A Bíblia cristã é composta, em grande parte, pelas “Sagradas Escrituras” (Rm 1,2) do povo judeu, que os cristãos denominam “Antigo Testamento”;

b)    A Bíblia cristã compreende um conjunto de escritos que, exprimindo a fé em Cristo Jesus, colocam esta última em estreita relação com as Sagradas Escrituras do povo judeu, chamado de “Novo Testamento”.

A conclusão é que é inegável a existência de relações estreitas. No entanto, não se trata de relações simples existindo perfeita convergência em alguns pontos e uma forte tensão entre outros.

Os estudos realizados para comentar tal fenômeno são apresentados em três capítulos:
  •  O primeiro constata que o Novo Testamento reconhece a autoridade do Antigo Testamento como revelação divina e não pode ser compreendido sem a sua estreita relação com este e com a tradição judaica que o transmitia.
  • O segundo aborda como os escritos do Novo Testamento acolhem o conteúdo do Antigo Testamento.
  •  O terceiro registra atitudes muito variadas que os escritos do Novo Testamento exprimem sobre os judeus. 
          Nas próximas "postagens" vamos trabalhar este tema em detalhe. 

          Envie suas sugestões e comentários.


N





Nenhum comentário:

Postar um comentário