domingo, 26 de junho de 2016

A Graça de Deus




A Graça é Deus em nós


     A graça de Deus é um dom interior, sobrenatural, que nos é dado sem merecimento algum de nossa parte, mas pelos merecimentos de Jesus Cristo, em ordem à vida eterna. No Batismo a graça recebida purifica a alma do pecado. Assim, o compromisso solene do Batismo nos une a Jesus Cristo e a Ele nos ligam as relações vitais dos Sacramentos que fazem circular em nossas almas o sangue redentor de Jesus Cristo.

     Jesus Cristo ocupa o centro da referência histórica universal, cósmica e humana, porque todas as coisas foram feitas n’Ele e por Ele. O Pai colocou tudo debaixo do seu poder. Ele atrai a todos desde a cruz. Ele se entrelaça com o coração de cada um e, como amigo, nos convida a participar de sua família.

      Assim, a graça nos faz ter uma sadia ambição de aspirar às coisas do alto – boas, belas e verdadeiras – e agir com alegria, pois sabemos que podemos ser, que devemos ser, que já somos e queremos ser de Jesus Cristo.

     Pela graça somos chamados a ser filhos adotivos de Deus, discípulos queridos de Jesus Cristo e suas testemunhas. Também, somos membros vivos de seu imenso e único Corpo Místico, convocados a praticar a justiça e herdeiros do Paraíso. A graça nos conduz de um estado de pecado mortal para um estado de justiça e de amizade com Deus.

     Mediante a graça a nossa inteligência é iluminada e a nossa vontade é movida e fortalecida a fim de que pratiquemos o bem e evitemos o mal. A graça não destrói o nosso livre-arbítrio. Mas temos como real que sem o auxílio de Deus ou só com as nossas forças nada podemos fazer.
É através dos sacramentos que Deus nos comunica a graça e assim, quando somos batizados, recebemos o direito de ter as graças necessárias para viver a nossa vocação cristã.

    A graça é primazia de Deus, mas é necessária a nossa colaboração, com humildade e responsabilidade de sermos instrumentos nas mãos do Senhor.  É também em razão da graça que nos encontramos na Igreja unidos a Deus em Cristo Jesus.

Conclusão:
    
     A graça é Deus em nós. Algo vital e enriquecedor para a nossa caminhada terrena e ela nos oferece plenitude de vida e a renovação interior que diviniza, harmoniza, purifica e faz produzir frutos.

        Hoje é o dia do Senhor: Alegrai-vos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário