Catecismo da Igreja Católica (Fichamento)
O CRIADOR
· O Criador: Na
criação do mundo e do homem, Deus deu o primeiro e universal testemunho do seu
amor onipotente e da sua sabedoria e fez o primeiro anúncio do seu «desígnio
amoroso», o qual tem como finalidade a nova criação em Cristo.
· A Criação: Embora
a obra da criação seja particularmente atribuída ao Pai, é igualmente verdade
de fé que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são o único e indivisível princípio
da criação. Só Deus criou
o Universo, livremente, diretamente, sem qualquer ajuda.
·
A
Criatura: Nenhuma criatura possui o poder infinito necessário
para “criar”, no sentido próprio da palavra: quer dizer; para produzir e dar o
ser ao que de modo algum o possuía.
·
A Glória de Deus: Deus
criou o mundo para manifestar e comunicar a sua glória. Que as criaturas partilhem
da sua verdade, da sua bondade e da sua beleza – eis a glória, para a qual Deus
as criou.
· O Verbo: Deus,
que criou o universo, mantém-no na existência pelo seu Verbo; «o Filho tudo
sustenta com a sua palavra poderosa» (Hb 1, 3) e pelo seu Espírito criador que
dá a vida.
· A Divina Providência: A
divina Providência consiste nas disposições pelas quais Deus conduz com
sabedoria e amor todas as criaturas, para o seu último fim. Cristo convida-nos
a abandonarmo-nos filialmente à Providência do Pai dos céus.
· As Causas Segundas:
Deus é o Senhor soberano de seus desígnios. Mas, para a realização dos mesmos,
serve-se também do concurso das criaturas. A Providência divina também age pela
ação das criaturas. Aos seres humanos, Deus permite-lhes cooperar livremente
com os seus desígnios.
· O Mal: A permissão
divina do mal físico e do mal moral é um mistério, que Deus esclarece por seu
Filho Jesus Cristo, morto e ressuscitado para vencer o mal. A fé dá-nos a
certeza de que Deus não permitiria o mal, se do próprio mal não fizesse sair o
bem, por caminhos que só na vida eterna conheceremos plenamente.
O CÉU E A TERRA
·
Os Anjos: São criaturas espirituais que glorificam
a Deus sem cessar. Por todo o seu ser, são servidores e mensageiros de Deus. Prestam a sua cooperação a tudo quanto
diz respeito ao nosso bem. Assistem
a Cristo, seu Senhor. Servem-No de modo particular no cumprimento da sua missão
salvífica em relação aos homens. A
Igreja os venera e elese a ajudam na sua peregrinação terrestre e protegem todo
o gênero humano.
·
O Mundo Visível: Deus quis a diversidade das suas
criaturas e a sua bondade própria, a sua interdependência e a sua ordem.
Destinou todas as criaturas materiais para o bem do gênero humano. O homem, e
através dele toda a criação, tem como destino a glória de Deus. Respeitar as
leis inscritas na criação e as relações derivantes da natureza das coisas é
princípio de sabedoria e fundamento da moral.
O HOMEM
·
”À Imagem de Deus”: “Pai Santo, criastes o homem e a mulher
à vossa imagem e lhes confiastes todo o universo, para que servindo a Vós, seu
Criador, dominassem toda a criatura.” O homem é predestinado a reproduzir a imagem do
Filho de Deus feito homem –“imagem do Deus invisível” (Cl 1, 15) –, a fim de
que Cristo seja o primogênito de uma multidão de irmãos e de irmãs.
·
“Corpore et anima unus”:
O
homem é uno de corpo e alma. A doutrina da fé afirma que a alma
espiritual e imortal é criada diretamente por Deus.
·
Uma unidade a dois: Deus não criou o homem solitário: desde
o início "criou-os homem e mulher" (Gn 1, 27). Esta união constituiu
a primeira forma de comunhão de pessoas.
·
Paraíso: A Revelação dá-nos a conhecer o estado
de santidade e de justiça originais do homem e da mulher, antes do pecado: da
amizade de ambos com Deus derivava a felicidade da sua existência no Paraíso.
A QUEDA
·
O Pecado: “Não foi Deus quem fez a morte, nem Ele
se alegra por os vivos se perderem [...]. A morte entrou no mundo pela inveja
do Diabo” (Sb 1, 13; 2, 24).
·
A queda dos Anjos: Satanás ou Diabo e os outros demônios
são anjos decaídos por terem livremente recusado servir a Deus e ao seu
desígnio. A sua opção contra Deus é definitiva. E eles tentam associar o homem
à sua revolta contra Deus.
·
O Pecado Original: Pelo seu pecado, Adão, como primeiro
homem, perdeu a santidade e a justiça originais que tinha recebido de Deus, não
somente para si, mas para todos os seres humanos. À sua descendência, Adão e
Eva transmitiram a natureza humana ferida pelo seu primeiro pecado, portanto
privada da santidade e da justiça originais. Esta privação é chamada “pecado
original”. Como conseqüência do
pecado original, a natureza humana ficou enfraquecida nas suas forças e sujeita
à ignorância, ao sofrimento e ao domínio da morte, e inclinada para o pecado –
inclinação que se chama “concupiscência”. O
pecado original é transmitido com a natureza humana, "não por imitação,
mas por propagação", e que, assim, é "próprio de cada um".
· A Vitória sobre a Morte A
vitória alcançada por Cristo sobre o pecado trouxe-nos bens superiores àqueles
que o pecado nos tinha tirado: «Onde abundou o pecado, superabundou a graça»
(Rm 5, 20).
REFERÊNCIAS
CATECISMO DA IGREJA
CATÓLICA – São Paulo. Edições Loyola, 2000.
HASTENTEUFEL, Dom Zeno. O Catecismo ao Alcance de Todos: uma síntese
do catecismo da Igreja Católica. Brasília, Edições CNBB, 2013.
Parabéns pela escolha do tema. Tenho um site com uma seção que também toca nestes temas: http://www.soma.org.br/dinheironabiblia/4085-como-orar-pela-economia-precos-cesta-basica Abs. Lenildo
ResponderExcluirObrigado pelo incentivo. Estou me esforçando para poder aprender um pouco sobre nosso Criador. E parabéns também pelo seu trabalho. abraço
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