sexta-feira, 10 de junho de 2016

A Criação

Catecismo da Igreja Católica (Fichamento)


O CRIADOR
· O Criador: Na criação do mundo e do homem, Deus deu o primeiro e universal testemunho do seu amor onipotente e da sua sabedoria e fez o primeiro anúncio do seu «desígnio amoroso», o qual tem como finalidade a nova criação em Cristo.
· A Criação: Embora a obra da criação seja particularmente atribuída ao Pai, é igualmente verdade de fé que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são o único e indivisível princípio da criação.  Só Deus criou o Universo, livremente, diretamente, sem qualquer ajuda.
· A Criatura: Nenhuma criatura possui o poder infinito necessário para “criar”, no sentido próprio da palavra: quer dizer; para produzir e dar o ser ao que de modo algum o possuía.
· A Glória de Deus: Deus criou o mundo para manifestar e comunicar a sua glória. Que as criaturas partilhem da sua verdade, da sua bondade e da sua beleza – eis a glória, para a qual Deus as criou.
· O Verbo: Deus, que criou o universo, mantém-no na existência pelo seu Verbo; «o Filho tudo sustenta com a sua palavra poderosa» (Hb 1, 3) e pelo seu Espírito criador que dá a vida.
· A Divina Providência: A divina Providência consiste nas disposições pelas quais Deus conduz com sabedoria e amor todas as criaturas, para o seu último fim. Cristo convida-nos a abandonarmo-nos filialmente à Providência do Pai dos céus.
· As Causas Segundas: Deus é o Senhor soberano de seus desígnios. Mas, para a realização dos mesmos, serve-se também do concurso das criaturas. A Providência divina também age pela ação das criaturas. Aos seres humanos, Deus permite-lhes cooperar livremente com os seus desígnios.
· O Mal: A permissão divina do mal físico e do mal moral é um mistério, que Deus esclarece por seu Filho Jesus Cristo, morto e ressuscitado para vencer o mal. A fé dá-nos a certeza de que Deus não permitiria o mal, se do próprio mal não fizesse sair o bem, por caminhos que só na vida eterna conheceremos plenamente.
O CÉU E A TERRA
· Os Anjos: São criaturas espirituais que glorificam a Deus sem cessar. Por todo o seu ser, são servidores e mensageiros de Deus.  Prestam a sua cooperação a tudo quanto diz respeito ao nosso bem.  Assistem a Cristo, seu Senhor. Servem-No de modo particular no cumprimento da sua missão salvífica em relação aos homens. A Igreja os venera e elese a ajudam na sua peregrinação terrestre e protegem todo o gênero humano.
· O Mundo Visível: Deus quis a diversidade das suas criaturas e a sua bondade própria, a sua interdependência e a sua ordem. Destinou todas as criaturas materiais para o bem do gênero humano. O homem, e através dele toda a criação, tem como destino a glória de Deus. Respeitar as leis inscritas na criação e as relações derivantes da natureza das coisas é princípio de sabedoria e fundamento da moral.
O HOMEM
· ”À Imagem de Deus”: “Pai Santo, criastes o homem e a mulher à vossa imagem e lhes confiastes todo o universo, para que servindo a Vós, seu Criador, dominassem toda a criatura.”  O homem é predestinado a reproduzir a imagem do Filho de Deus feito homem –“imagem do Deus invisível” (Cl 1, 15) –, a fim de que Cristo seja o primogênito de uma multidão de irmãos e de irmãs.
· Corpore et anima unus”:  O homem é uno de corpo e alma. A doutrina da fé afirma que a alma espiritual e imortal é criada diretamente por Deus.
· Uma unidade a dois: Deus não criou o homem solitário: desde o início "criou-os homem e mulher" (Gn 1, 27). Esta união constituiu a primeira forma de comunhão de pessoas.
· Paraíso: A Revelação dá-nos a conhecer o estado de santidade e de justiça originais do homem e da mulher, antes do pecado: da amizade de ambos com Deus derivava a felicidade da sua existência no Paraíso.
A QUEDA
· O Pecado: “Não foi Deus quem fez a morte, nem Ele se alegra por os vivos se perderem [...]. A morte entrou no mundo pela inveja do Diabo” (Sb 1, 13; 2, 24).
· A queda dos Anjos: Satanás ou Diabo e os outros demônios são anjos decaídos por terem livremente recusado servir a Deus e ao seu desígnio. A sua opção contra Deus é definitiva. E eles tentam associar o homem à sua revolta contra Deus.
· O Pecado Original: Pelo seu pecado, Adão, como primeiro homem, perdeu a santidade e a justiça originais que tinha recebido de Deus, não somente para si, mas para todos os seres humanos. À sua descendência, Adão e Eva transmitiram a natureza humana ferida pelo seu primeiro pecado, portanto privada da santidade e da justiça originais. Esta privação é chamada “pecado original”.  Como conseqüência do pecado original, a natureza humana ficou enfraquecida nas suas forças e sujeita à ignorância, ao sofrimento e ao domínio da morte, e inclinada para o pecado – inclinação que se chama “concupiscência”.  O pecado original é transmitido com a natureza humana, "não por imitação, mas por propagação", e que, assim, é "próprio de cada um".
· A Vitória sobre a Morte A vitória alcançada por Cristo sobre o pecado trouxe-nos bens superiores àqueles que o pecado nos tinha tirado: «Onde abundou o pecado, superabundou a graça» (Rm 5, 20).  

REFERÊNCIAS
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA – São Paulo. Edições Loyola, 2000.

HASTENTEUFEL, Dom Zeno. O Catecismo ao Alcance de Todos: uma síntese do catecismo da Igreja Católica. Brasília, Edições CNBB, 2013.



2 comentários:

  1. Parabéns pela escolha do tema. Tenho um site com uma seção que também toca nestes temas: http://www.soma.org.br/dinheironabiblia/4085-como-orar-pela-economia-precos-cesta-basica Abs. Lenildo

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    1. Obrigado pelo incentivo. Estou me esforçando para poder aprender um pouco sobre nosso Criador. E parabéns também pelo seu trabalho. abraço

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