domingo, 20 de julho de 2014

Filosofar

Penso ....

                       Na escola recebemos o ensino. Com certeza aprendemos bem. Tão bem que nos tornamos incapazes de pensar coisas diferentes. Somos incapazes de dizer o diferente. Se existe uma forma certa de pensar as coisas e de fazer as coisas, por que se dar o trabalho de se meter por caminhos não-explorados.

                  Automaticamente, basta repetirmos aquilo que a tradição sedimentou e que e a escola ensinou. O saber sedimentado nos poupa dos riscos da aventura de pensar.

                     O saber já testado tem uma FUNÇÃO ECONÔMICA: a de poupar trabalho, a de evitar erros, a de tornar desnecessário o pensamento. Assim, aprende-se não pensar. Sabendo-se a receita, basta aplicá-la quando surge a ocasião.

                           Deixamos de considerar a possibilidade de que um mesmo problema pudesse ser resolvido por caminhos diferentes. Somos levados a acreditar que aprendemos de uma maneira certa e que caminhos diferentes só poder estar errados. 

                     A própria teologia muitas vezes fica restrita a perguntas e respostas e apenas a uma resposta que seria a correta.

                          A letra muda mas a música continua a mesma.

                  É lógico que há respostas certas e erradas. Mas o equívoco está em se ensinar que é disto que são feitos a ciência, o saber, a vida. E com isto, ao aprender as respostas certas, desaprendemos a arte de aventurar e de errar, sem saber que, para uma resposta certa, milhares de tentativas erradas devem ser feitas. 

                É importante ser avaliados também pela ousadia de nossos vôos!

                    Para concluir, vale citar deGoethe:

A força do Comprometimento

"Enquanto não estivermos compromissados, haverá sempre a hesitação, o medo, a possibilidade de recuar. Em relação a todos os atos da iniciativa e de criação, existe uma verdade elementar – cuja ignorância mata inúmeros planos e idéias esplêndidas: que, no momento em que definitivamente nos compromissamos, a providência divina também se põe em movimento... Todos os tipos de coisas ocorrem para nos ajudar, que em outras circunstâncias nunca teriam ocorrido. Todo um fluir de acontecimentos surge a nosso favor como resultado da decisão, todas as formas imprevistas de coincidências, encontros e ajuda material que nenhum homem jamais poderia ter sonhado encontrar em seu caminho... Qualquer coisa que você possa fazer ou sonhar você pode começar. A coragem contém em si mesma a força e a magia."









Nenhum comentário:

Postar um comentário