sexta-feira, 8 de abril de 2016

Imago Dei





Respeito à Dignidade Humana


     No contexto da Doutrina Social Católica a ideia de que o homem representa o coração e a alma de todo o ensinamento católico desempenha um papel especial. O ser humano deve ser o portador, o criador e o fim de todas as instituições sociais.

     Sabemos que DEUS é o fim último de suas criaturas e, portanto, a Doutrina Social não é um fim isolado em si mesmo. Ela somente tem valor em referencia à obtenção dos fins últimos da pessoa e ao bem comum universal de toda a criação.

        Com ênfase genuína na dignidade humana enquanto valor fundamental, a ética social cristã deve prestar uma contribuição decisiva, específica e imprescindível à determinação do equilíbrio e harmonia das relações sociais.

        Todas as premissas da ética social cristã católica partem da dignidade do ser humano em virtude da sua semelhança à imagem de DEUS – Imago Dei – não obstante sua simultânea desigualdade real.

        O ponto de partida é a dimensão social dessa pessoalidade humana, isto é, o fato dos seres humanos serem reciprocamente referidos uns aos outros e à sociedade como um todo, do que resulta simultaneamente a obrigação recíproca ao convívio, ao respeito recíproco da dignidade humana.

         O homem por sua natureza íntima é um ser social e o convívio social o leva a uma ação conjunta com outras pessoas, mas essencialmente em direção ao bem-estar do próximo, bem como a decisão firme e permanente do homem empenhar-se pelo bem-estar de todos e de qualquer pessoa, “pois somos responsáveis todos por todos”, nos ensina São João Paulo II em sua carta Sollicitudo Rei Socialisde 1987.

       O respeito à dignidade do outro implica o dever de cada um assentado na condição de ser um ser humano, de realizar a justiça e agir com caridade. É impossível promover a dignidade da pessoa sem que se cuide da família, dos grupos e das associações as quais pertencem o homem.

        Além disso, vale observar que, sob a ótica católica, o homem e a mulher têm a mesma dignidade e são de igual nível de valor, não só porque ambos, na sua diversidade, são imagem de Deus, mas ainda mais profundamente o entusiasmo que os anima.


      Finalmente, a Doutrina Social Católica, tem no centro o “ser humano” enquanto “pessoa” – ser dotado de inteligência e liberdade e capaz de conhecer-se, a instruir-se e de dar-se livremente – como seu parâmetro decisivo, pois é uma finalidade em si única, irrepetível, exclusiva por força da sua dignidade e amada por JESUS CRISTO em medida.


Referência:
Compêndio da Doutrina Social da Igreja. Pontifício Conselho "Justiça e Paz"; 4.ed. - São Paulo: Paulinas, 2008.

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