Respeito à Dignidade Humana
No contexto da Doutrina Social Católica a ideia de que o homem
representa o coração e a alma de todo o ensinamento católico desempenha um
papel especial. O ser humano deve ser o portador, o criador e o fim de todas as
instituições sociais.
Sabemos que DEUS é o fim último de suas criaturas e, portanto, a
Doutrina Social não é um fim isolado em si mesmo. Ela somente tem valor em
referencia à obtenção dos fins últimos da pessoa e ao bem comum universal de
toda a criação.
Com ênfase genuína na dignidade humana enquanto valor fundamental, a
ética social cristã deve prestar uma contribuição decisiva, específica e
imprescindível à determinação do equilíbrio e harmonia das relações sociais.
Todas as premissas da ética social cristã católica partem da dignidade
do ser humano em virtude da sua semelhança à imagem de DEUS – Imago Dei – não
obstante sua simultânea desigualdade real.
O ponto de partida é a dimensão social dessa pessoalidade humana, isto
é, o fato dos seres humanos serem reciprocamente referidos uns aos outros e à
sociedade como um todo, do que resulta simultaneamente a obrigação recíproca ao
convívio, ao respeito recíproco da dignidade humana.
O homem por sua natureza íntima é um ser social e o convívio social o
leva a uma ação conjunta com outras pessoas, mas essencialmente em direção ao
bem-estar do próximo, bem como a decisão firme e permanente do homem
empenhar-se pelo bem-estar de todos e de qualquer pessoa, “pois somos
responsáveis todos por todos”, nos ensina São João Paulo II em sua carta Sollicitudo Rei Socialisde
1987.
O respeito à dignidade do outro implica o dever de cada um assentado na
condição de ser um ser humano, de realizar a justiça e agir com caridade. É
impossível promover a dignidade da pessoa sem que se cuide da família, dos grupos
e das associações as quais pertencem o homem.
Além disso, vale observar que, sob a ótica católica, o homem e a mulher
têm a mesma dignidade e são de igual nível de valor, não só porque ambos, na
sua diversidade, são imagem de Deus, mas ainda mais profundamente o entusiasmo
que os anima.
Finalmente, a Doutrina Social Católica, tem no centro o “ser humano”
enquanto “pessoa” – ser dotado de inteligência e liberdade e capaz de
conhecer-se, a instruir-se e de dar-se livremente – como seu parâmetro decisivo,
pois é uma finalidade em si única, irrepetível, exclusiva por força da sua
dignidade e amada por JESUS CRISTO em medida.
Referência:
Compêndio da Doutrina Social da Igreja. Pontifício Conselho "Justiça e Paz"; 4.ed. - São Paulo: Paulinas, 2008.
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